• E
  • F
  • A
  • G
  • B
  • C
  • D

 

 

A Associação Portuguesa de Demografia (APD), em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, tem o prazer de divulgar  a Cerimónia de entrega da Primeira Edição do Prémio Mário Leston Bandeira, a realizar no próximo dia 29 de junho, na Pampilhosa, Concelho da Mealhada, inserida no programa de Comemoração dos 900 anos da Pampilhosa, local de onde o Professor Mário Leston Bandeira era natural.

 

Programa

Mário Leston Bandeira, natural da Pampilhosa, Mealhada, estudou Demografia em Paris. Quando regressou a Portugal, dedicou-se à investigação e ao ensino, tendo publicado obras de referência e sendo responsável por um mestrado em Demografia e Sociologia da População. Foi também responsável pela organização do 1º Congresso Português de Demografia e pela criação da Associação Portuguesa de Demografia, no ano 2000, da qual foi Presidente durante vários mandatos. Enquanto Presidente da Associação Portuguesa de Demografia e Demógrafo, foi responsável pela organização de mais dois Congressos e por inúmeras atividades de promoção, divulgação e afirmação da Ciência Demográfica em Portugal.

 
No reconhecimento da importância do Professor Mário Leston Bandeira para a Demografia e do seu entusiasmo pelo trabalho de novas gerações de demógrafos, a APD decidiu criar um Prémio Nacional de Demografia com o seu nome, com o objetivo de premiar dissertações de mestrado ou teses doutoramento. A primeira edição do Prémio decorreu em 2017, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada. 
 
O vencedor da primeira edição do Prémio é Filipe Ribeiro, investigador e Professor Convidado da Universidade de Évora, com o trabalho, Statistical analysis and forecasting of cause of death data - novel approaches and insights, resultante da sua tese de doutoramento.
 
A cerimónia de entrega do Prémio decorrerá no dia 29 de junho, às 18h, no Restaurante Pedagógico da Escola Profissional Vasconcelos Lebre, no Jardim Municipal de Pampilhosa, Concelho da Mealhada, inserida no programa de Comemoração dos 900 anos da Pampilhosa.