A Associação Portuguesa de Demografia em parceria com o Centro de Administração e Politicas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP/UTL) co-organizou a Conferência “Demografia e Políticas Sociais” que teve lugar, no dia 29 de Maio de 2008, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP/UTL).
 
 

A Associação Portuguesa de Demografia em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora co-organizou a Conferência “Horizontes da fecundidade em Portugal das estratégias individuais ao futuro da sociedade” que teve lugar, no dia 1 de Abril de 2008, na Universidade de Évora.
 
 
 
 

A Associação Portuguesa de Demografia em parceria com o Centro de Estudos Sociais da UA e a Universidade dos Açores co-organizou a Conferência “Envelhecimento Demográfico, Trabalho e Actividade” que teve lugar, no dia 23 de Novembro de 2007, na Universidade dos Açores.
 

A segunda conferência da APD decorreu no ISEG em Dezembro de 2002. Esta 2ª Conferência da Associação, que incidiu sobre as questões da “Imigração em Portugal”, teve como objectivo discutir os aspectos contemporâneos da imigração no nosso país. Foram abordadas questões demográficas, incluindo a caracterização dos imigrantes a partir dos Censos 2001, o impacto demográfico da imigração e a sua distribuição regional, e algumas modalidades sociais e económicas da imigração, incluindo a inserção social dos migrantes e as estratégias de migração. As referências empíricas incluíam tanto a sedimentação da imigração “tradicional” como a nova vertente das migrações de Leste.
 
 

A realização da primeira conferência promovida pela Associação decorreu em Maio de 2002. Centrou-se na questão dos Censos de 2001 e nela participaram alguns associados, outros investigadores convidados e representantes do INE.