A Associação Portuguesa de Demografia (APD), em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, o ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto de Ciências Sociais e o Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa, organizou uma Sessão de Homenagem ao Professor Doutor Mário Leston Bandeira no âmbito da qual se inseriu o lançamento do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos por ele dirigido, “Dinâmicas Demográficas e Envelhecimento da População Portuguesa: 1950-2011 Evolução e Perspectivas”. A sessão decorreu no dia 4 de Março de 2015 no ISCTE-IUL.

 

A Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD) e a Universidade de Évora (UE) organizaram as XXIII Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD2016) que tiveram lugar no Colégio do Espirito Santo da Universidade de Évora, de 31 de Março a 2 Abril de 2016. Chamamos atenção para o facto de a CLAD ter dirigido um convite à APD para organizar a sessão temática sobre Demografia que integrou o programa desta edição da JOCLAD.

Sessão Temática III - Demografia

Programa JOCLAD2016

Mais informações

Decorreu na Universidade do Minho, Polo Azurém, Guimarães, nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2015 o Seminário Internacional Fecundidade e Família. Neste evento em que a Associação Portuguesa de Demografia foi coorganizadora em parceria com a Asociación de Demografía Histórica (ADEH) e a Universidade do Minho estiveram em foco as questões relativas à problemática da fecundidade e família. Nele participaram investigadores portugueses e estrangeiros protagonizando um diálogo pluridisciplinar sobre a evolução dos comportamentos de Fecundidade e suas implicações na estrutura da Família.

No âmbito do Colóquio da AIDELF - Population et Travail. Dynamiques démographiques et activités, a,Associação Portuguesa de Demografia foi ainda responsável pela organização de uma Jornada de Demografia de Língua Portuguesa, que decorreu no dia 18 de Setembro de 2006 em Aveiro. Este evento contou com a participação de quatro investigadores africanos, um brasileiro e sete portugueses.
 
 
 
 
 

Em Setembro de 2006 decorreu em Portugal o colóquio Population et Travail. Dynamiques démographiques et activités, organizado pela AIDELF (Association Internationale des Démographes de Langue Française), com a colaboração da APD. O colóquio teve lugar na Universidade de Aveiro, entre os dias 18 e 23 de Setembro. O primeiro dia foi consagrado a uma Jornada de Demografia de Língua Portuguesa.