Em Janeiro de 2015 realizou-se no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa a Conferência Internacional “A(s) Problemática(s) da Natalidade em Portugal: Uma Questão Social, Económica e Política”, uma organização conjunta do Observatório das Famílias e das Políticas de Família do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, da Associação para o Planeamento da Família e do Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson-Correia da Serra.
 
Foram dois dias de debate intenso e aprofundado que juntou peritos, académicos e políticos, trazendo perspetivas multifacetadas e complementares sobre a natalidade portuguesa, hoje uma das mais baixas da Europa e do mundo: da perspetiva demográfica à sociológica, da económica à política, da médica à jurídica.
 
A presente publicação emana desta Conferência. Reunindo mais de três dezenas de textos (uns inéditos, redigidos pelos autores para este efeito, outros mais próximos das contribuições originais), esta publicação tem como objetivo dar a conhecer ao público interessado os pontos de vista, as reflexões e o debate que então tiveram lugar em torno da(s) problemática(s) da natalidade. Mas também pretende constituir uma ferramenta de trabalho e reflexão adicional, permitindo informar a decisão política, legislativa ou técnica.
 
Os Organizadores
 
Contribuições (por ordem alfabética)
 
Ana Nunes de Almeida, Angela Greulich, Armando Varela, Carlos Farinha Rodrigues, Carlos Pereira da Silva, Catarina Lorga, Catarina Marcelino, David Cruz, Duarte Vilar, Eurico Reis, Heloísa Apolónia, Heloísa Perista, Inês Teotónio Pereira, Isabel Tiago de Oliveira, João Lavinha, Joaquim Azevedo, Karin Wall, Lisa Ferreira Vicente, Maria Filomena Mendes, Maria João Valente Rosa, Marta Casal, Mónica Ferro, Paula Santos, Paulo Trigo Pereira, Rodrigo Rosa, Sandra Ribeiro, Sara Falcão Casaca, Sónia Cardoso Pintassilgo, Teresa Almeida, Tomas Sobotka, Vanessa Cunha e Virgínia Ferreira.