No âmbito do Colóquio da AIDELF - Population et Travail. Dynamiques démographiques et activités, a,Associação Portuguesa de Demografia foi ainda responsável pela organização de uma Jornada de Demografia de Língua Portuguesa, que decorreu no dia 18 de Setembro de 2006 em Aveiro. Este evento contou com a participação de quatro investigadores africanos, um brasileiro e sete portugueses.
 
Na organização da Jornada de Demografia Língua Portuguesa, a APD definiu como prioridade a possibilidade de cada investigador (nomeadamente os investigadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique) dar conta, nas suas comunicações, dos aspectos que considerem mais significativos da realidade demográfica do país que representam. O mesmo princípio orientou os convites aos investigadores portugueses. 
 
As comunicações foram bastantes abrangentes, focando, desde as questões do trabalho e emprego, passando pela escolaridade, saúde, pobreza, espaço urbano, até às migrações nacionais e internacionais.
 
 
 
Textos: